Olá, mundo!
Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece
Conteúdo completo para lhe auxiliar a ententer em maiores detalhes como funciona a cirurgia.
Nossa equipe está preparada para atendê-lo.
A Rinoplastia é uma cirurgia estética, através da qual é possível remodelar a estrutura do nariz. Geralmente, quem busca a cirurgia queixa-se, em grande parte, da estética nasal. Mas a mudança estética jamais poderá sobrepor a funcionalidade nasal, sendo de suma importância a compreensão de alterações funcionais que possam impactar a respiração do paciente após o procedimento. Sendo assim, a indicação de uma rinoplastia vai muito além da estética nasal, visando a melhoria da qualidade de vida do paciente.
O principal objetivo de uma Rinoplastia é alcançar um resultado que realce a beleza única do paciente. A harmonização do nariz com o rosto deve evitar o aspecto de “nariz operado”, o que transmite um resultado com leveza e finesse. Ao ser realizada através da expertise de um cirurgião que domine os aspectos estéticos e funcionais do nariz, é uma cirurgia que traz grandes resultados a longo prazo
Realizada a partir da adolescência, época em que o desenvolvimento facial do paciente já está parcialmente concluído, a rinoplastia é geralmente indicada para pacientes insatisfeitos com o formato natural do nariz e pode ser associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia, que é a remoção parcial dos cornetos nasais, popularmente conhecidos como “carne esponjosa”.
A Rinoplastia possibilita a correção de fatores estéticos e funcionais, as quais são, em geral, as seguintes:
Aumento ou redução do tamanho / Correção no perfil
Correções na largura do Dorso Nasal / Diminuição da Giba Nasal
Aumento ou diminuiççao na projeção / Correção de Ponta Bífida (dupla)
Correção na largura da Asa Nasal
Correção no tecido entre narinas
Correção no tamanho das narinas
A técnica mais adequada é determinada caso a caso, de acordo com as deformidades do paciente, complexidade cirúrgica e nível de expectativa.
Os principais acessos utilizados em rinoplastia são:
Na rinoplastia fechada, as incisões (cortes) são realizadas somente na região interna das narinas e sua maior finalidade é para o tratamento do dorso nasal. Essa técnica tem limitações maiores para o tratamento da ponta nasal, porém, se beneficia de não ter nenhuma cicatriz externa visível.
O acesso fechado pode ser associado a manobras de delivery, ou acesso semi-aberto, onde é permitida a exposição das cartilagens da ponta nasal sem o corte na columela.
A técnica de rinoplastia aberta recebe esse nome justamente por ser realizada através de uma incisão na columela do nariz, possibilitando erguer a pele para trabalhar com a visão completa do nariz.
Independente se a escolha do acesso for aberto ou semi aberto, é importante o uso de enxertos para estruturar o nariz, de forma que o resultado seja mais previsível e duradouro.
Esses enxertos podem ssr confeccionados a partir do septo nasal do próprio paciente, ou então retirado da cartilagem da orelha ou da costela.
O importante é entender que não há como estabilizar um nariz sem a criação de uma estrutura que receba a nova ponta. E essa estrutura necessita de material para ser construída.
A Rinoplastia possibilita a correção de fatores estéticos e funcionais, as quais são, em geral, as seguintes:
Basta entrar em contato para agendá-la.
Geralmente exames simples, mas podem se estender dependendo das particularidades do pacientes.
Entendimento dos desejos do paciente, alinhamento de expectativas e simulação computadorizada.
Explicativo por si só. Chegou o dia do grande momento!
Recomendações e contraindicações.
Sinta o realce da sua beleza com naturalidade.
Médica otorrinolaringologista, especialista em Rinoplastia, cirurgia da face e nos mais modernos procedimentos estéticos, é formada e especializada nas melhores instituições mundiais da área médica. Como reflexo de sua constante evolução e inovação, se tornou única mulher do Brasil a conquistar o International Board Certified Facial Plastic Surgeon (IBCFPS) – título altamente respeitado pela comunidade de cirurgia plástica mundial.
As dúvidas mais recorrentes por parte dos pacientes.
Não. O nariz pós-operatório possui várias fases características. Assim, em uma primeira fase - ao remover o esparadrapo e o aquaplast, em torno do 7o dia - apesar da correção de vários defeitos estéticos do nariz original, percebemos um inchaço que vai diminuindo com o passar dos dias e tende a normalizar após os 12 meses. Há alguns pacientes que chegam a um resultado final um pouco antes, e outros que excedem esse período. A persistência ou não de edema (inchaço) por um período mais longo do que o habitual, geralmente não interfere no resultado final. O fato é que o nariz tende a mudar com o passar dos anos após a cirurgia, aumentando a definição e contornos estéticos.
A rinoplastia visa melhorar as condições estéticas e, quando necessário, corrigir distúrbios respiratórios nasais do paciente. Pode haver pequenas dificuldades respiratórias em certos períodos do dia no pós-operatório imediato devido ao edema, presença de crostas e secreções dentro do nariz. Ao longo do tempo, esse sintoma tende a normalizar. A limpeza intranasal realizada de forma correta é importante para reduzir o desconforto. Você será orientado sobre a forma correta de realizá-la.
Todo ato médico inclui, por natureza, um risco variável e a cirurgia plástica facial, como parte da medicina, não é uma exceção. O risco pode ser minimizado pela preparação adequada de cada paciente. A realização dos exames pré-operatórios, a avaliação pré-anestésica, além do paciente seguir as orientações de forma correta minimiza muito os riscos.
A anestesia mais frequentemente utilizada é a anestesia local com sedação. Nessa anestesia, você receberá medicações na sua veia onde permanecerá dormindo durante o procedimento, porém manterá a sua respiração normalmente. O nariz será infiltrado com anestésico local para que não sinta nenhum tipo de dor. Esse é um tipo de anestesia muito segura, que gera uma recuperação pós-operatória mais rápida. Se a equipe anestésica e cirúrgica julgarem necessárias a realização de anestesia geral, você será informado previamente.
A idade mínima é de 15 anos para meninas, ou após 2 anos da primeira menstruação. Os meninos possuem um desenvolvimento mais lento, por isso essa idade é mais atrasada para eles, cerca de 16-17 anos.
O seu gosto pessoal é importante e será levado em consideração, mas é preciso saber que não é possível reproduzir um nariz idêntico ao de outra pessoa, pois cada corpo é um corpo. O alinhamento de expectativas entre médico e paciente é fundamental antes da cirurgia para que o resultado tenha sucesso.
Sim, é possível realizar uma nova cirurgia para melhorar a estética do nariz. Mas, em cirurgias revisionais, o preparo e a programação cirúrgica devem ser ainda mais rigorosas.
Sim! Realizamos essa correção em uma cirurgia só, que chamamos de rinosseptoplastia. Lembre, que o seu septo será muito importante para a construção do seu novo nariz.
Não existe melhor técnica, mas sim a melhor técnica utilizada pelo cirurgião para o caso específico de cada paciente. A Rinoplastia é uma cirurgia muito complexa e que exige um planejamento muito individual.
Não. A rinoplastia visa um resultado definitivo e duradouro pois é realizado diretamente na estrutura nasal, já a Rinomodelação só é feita para a correção de alguns casos, não mexendo na estrutura anatômica e usando artifícios como o preenchimento de ácido hialurônico. Mas é importante saber que uma Rinomodelação jamais substituirá o que uma rinoplastia pode trazer.
Devido à regra XIV da resolução 1974/11 do Conselho Federal de Medicina, não podemos divulgar o preço da cirurgia publicamente. Caso tenha interesse em saber o valor do procedimento, envie-nos uma mensagem por WhatsApp clicando no botão no final da página, que iremos fornecer todas as informações.
É muito comum a associação de cirurgias combinadas. O importante é planejar de forma correta para que o tempo cirúrgico não seja extrapolado, visando a segurança do paciente.
O tempo cirúrgico varia muito de caso a caso, podendo durar entre 1:30min a 4 horas. No entanto, você não deve confundir a duração do ato cirúrgico com o tempo de permanência no centro cirúrgico, pois esta permanência também envolve o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.
Os pacientes são normalmente liberados no mesmo dia da cirurgia. Após a liberação para o quarto, solicitamos que os pacientes fiquem em torno de 4 a 6 horas em observação, quanto então são liberados para casa.
Após a cirurgia, o seu nariz estará imobilizado com um micropore e com uma tala chamada de aquaplast. Você poderá respirar normalmente. Não serão utilizados tampões. Os curativos serão removidos em 7 dias no consultório médico.
Sim! Você permanecerá no hospital após cerca de 4 horas do término da sua cirurgia, quando então você será liberado.
Rinoplastias estruturadas podem levar mais tempo, pois são procedimentos muito complexos. O tempo de duração varia em torno de 3 a 4 horas, em média.
Em narizes onde a técnica endonasal for de escolha, as cicatrizes tornam-se escondidas dentro da cavidade nasal. Nesses casos, não há cicatriz visível. Nos casos onde houver necessidade de acessos externos, as cicatrizes não se tornam visíveis como resultado de incisões realizadas. Cada paciente é diferente dos outros em termos de evolução das cicatrizes e no caso específico do nariz, elas geralmente se tornam imperceptíveis após alguns meses.
Certos pacientes podem apresentar uma tendência à cicatriz desagradável (cicatriz hipertrófica ou queloide). Esta tendência deve ser considerada durante a consulta inicial, bem como as características familiares do paciente. As pessoas com pele clara são menos propensas a desenvolver esse tipo de cicatrizes.
Vários recursos clínicos e cirúrgicos permitem melhorar essas cicatrizes antiestéticas, no momento certo. Enquanto isso, a evolução natural do período de cura (do 30o dia ao 12o mês) não deve ser confundida com uma complicação cicatricial. Qualquer dúvida sobre sua evolução deve ser esclarecida com seu cirurgião durante as consultas pós-operatórias.
O resultado da rinoplastia persiste por um longo período de tempo. Depois de alguns anos, como em qualquer parte do corpo, podem ocorrer alterações da forma do nariz, resultantes da idade do paciente e do processo de envelhecimento.
Pode haver uma pequena quantidade de sangramento normal nas primeiras 48 horas. Isso não deve ser motivo de preocupação. Sangramentos em abundância são infrequentes e, se ocorrerem, devem ser avisados imediatamente.
Algum grau de dor pode ocorrer, todavia a rinoplastia geralmente apresenta um pós-operatório confortável. A utilização de medicações analgésicas e anti-inflamatórias é importante na primeira semana do pós operatório.
Recomenda-se dormir em ambiente com temperaturas mais baixas, com uma inclinação de 30graus nos primeiros dias. Qualquer trauma no nariz deverá ser evitado.
Enquanto persistirem manchas e equimoses, é aconselhável evitar a exposição ao sol. O uso de filtro solar FPS 30 (ou superior) deve ser realizado até em casa, lembrando que a luz comum pode levar amanchas também. O uso de chapéus ou bonés é importante nessa fase.
No início é frequente a ocorrência de edema e equimoses na região orbitária. O nariz pode ficar obstruído e sensível. Com cerca de 10 dias os hematomas já não são mais tão aparentes e o edema já está mais controlado.
Recomendo que o paciente faça um repouso relativo na primeira semana. A recuperação média da cirurgia é de cerca de 30 dias, mas a recuperação total onde ele estará 100% cicatrizado e desinchado é mais prolongada, em torno de 12 a 24 meses.
O curativo é chamado de aquaplast e será necessário nos primeiros 7 dias. Após a remoção feita em consultório, você será orientado a realizar a esparadrapagem em domicílio.
A drenagem linfática é essencial para drenar os líquidos do rosto, evitar a formação de equimoses (roxos) e para auxiliar o nariz a desinchar. É recomendado que seja iniciada após a primeira semana, com um profissional experiente em drenagem pós-operatória.
A melhor, dedicada e responsável 👏👏👏 sabe o que faz! Não tem igual!
👏👏👏👏 Parabéns doutora Helô pela profissional que vc é !Na minha concepção seu trabalho e feito com MT MT amor , dedicação que se torna uma obra de arte com tanta perfeição!
Você não sabe a mudança que proporcionou na minha vida💓 Sou grata por ter te encontrado.
Obrigada por tanto carinho e dedicação em realizar o meu sonho!! Que bom que te encontrei 🤍
Não tive dúvidas de que a Dra. Heloísa faria o melhor. E fez!!! Meu rosto mudou muito depois da rinoplastia, ficou em harmonia. Eu não aceitava meu nariz antes da cirurgia, mas agora com quase 3 meses de pós operatório é só alegria e gratidão!
Encantada com o resultado! Realização de um sonho que me trouxe mais confiança para o pré wedding e dia do casamento! Você é incrível, Dra. Helô!!
Avaliações públicas extraídas das mídias sociais.
Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece
Você é maravilhosa Dra, não me canso de agradecer por tudo que você fez por minha filha! Fazendo tudo com tanta perfeição e carinho e vejo que até hoje vc sempre está presente na vida dela perguntando como ela está. Eu como mãe fico feliz por Deus ter colocado você Dra Heloisa na vida da minha filha !